Recent Posts

domingo, 7 de novembro de 2010


Quebra cabeça de destino é meio complicado de montar.

Não tem caixa com desenho, e como se não bastasse, as peças não são apresentadas de uma vez, algumas custam muito a aparecer. Aí já viu, nem dá pra ter uma idéia da paisagem: pode começar puro deserto e, lá pelo meio, aparentar coisa de oceano. O jeito é amansar a curiosidade e continuar, sem certeza mesmo - aqui certeza não é importante, é bem mais uma questão de acreditar do que de saber.

A construção é cheia de intervalos forçados. Umas vezes acontecem por conta de peças sumidas, nesses casos, tem hora de buscar e hora de seguir: difícil mesmo é saber por qual das alternativas optar. Noutras vezes, as peças não cabem direito ou por estarem empenadas ou por faltar uma beirinha, aí o caminho é o da paciência, pra desentortar e fazer nascer pedaço. Ta certo que não vai ficar igualzinho, mas também quem tem que ficar homogêneo é crème brûlée.

Não se produz realidade com matéria de sonho em linha de montagem, lá é lugar de fazer capa de chuva e bicicleta. Destino sob medida é descoberto aos poucos e construído com um certo cansaço, um bom punhado de alegria, umas pitadas de surpresa e um pouco de brisa, afinal, todo mundo merece um tiquinho de delicadeza.